segunda-feira, 5 de novembro de 2007

PEGA DE CARAS - o cite

Há grande diferença entre “agarrar” ou “pegar” um toiro.

Quando os forcados se aproximam por detrás do toiro e o grupo cai-lhe em cima quando o animal se vira, diz-se que o toiro foi agarrado.Esta sorte normalmente é utilizada como ultimo recurso numa tentativa desesperada do grupo em consumar a pega.Não sendo uma sorte com momentos de verdadeiro toureio, certo é, que muitas vezes se torna imprescindível a sua utilização. Para tal poderão contribuir uma deficiente abordagem inicial do grupo às características do toiro, assim como, toiros verdadeiramente possantes ou que apresentam características de mansidão.

Na pega de caras o grupo deverá dar as vantagens ao toiro. Chama-se dar as vantagens, quando o toiro já foi colocado pelos peões-de-brega no local da arena onde o cabo recomendou e o forcado da cara começa por chamar o toiro de largo, dando-lhe os terrenos de mais de meia praça. Quando o primeiro ajuda se mantêm longe do forcado da cara e este chama o toiro de largo, o grupo está dando as vantagens ao toiro.Mas o cite não começa quando o forcado chama o toiro, mas sim quando este se vira e olha para o forcado.

Durante o cite pode haver momentos de toureio, se o forcado se mostrar bem; se parar, marcando a figura; se mandar, carregando e alegrando o toiro; se templar, trazendo o toiro toureado, quando recua, até se fechar à barbela ou à córnea.Quando assim é, na pega foram marcados os tempos do toureio: parar, mandar e templar.


Sem comentários: