quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Forcados do Ramo Grande em Moura

Uma Comitiva do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande (GFARG) esteve na Festa de Campo do Real Grupo de Forcados Amadores de Moura (RGFAM), a convite do grupo anfitrião.

A Festa decorreu no sábado, dia 17 de Novembro, na Herdade da Galeana, na Granja, onde está instalada a Ganadaria Murteira Grave.

Pelas 09:00h da manhã chegámos à Herdade da Galeana onde, juntamente com o RGFAM fomos recebidos pelo Dr. Joaquim Grave, proprietário da Ganadaria.

Aqui foi-nos feita uma breve explicação sobre a Ganadaria Murteira Grave e sobre a história daquele monte.

Depois de um breve pequeno-almoço com queijo da Região, pão, café e vinho do Porto, subimos para os atrelados que nos levariam a visitar a Ganadaria Murteira Grave, uma das mais importantes do País.

Ao longo do percurso deparámo-nos com uma paisagem de planícies secas e áridas que constituem um grande obstáculo à criação dos animais. O clima daquela zona, bem diferente do que temos nos Açores, obriga a um grande esforço suplementar dos Ganadeiros na alimentação dos animais.

Depois de algum caminho vimos os primeiros exemplares. Toiros bonitos, encastados, com trapio e grande porte. Córneas largas e simétricas e grande sentido dos animais.

Depois de termos visto as vacas, chegou a altura do treino do RGFAM no tentadero Murteira Grave.

Nos curros, um novilho e uma vaca.

O Novilho saiu bem. Com sentido e alguma nobreza, revelou-se um animal razoável para o treino. Apesar de não haver capotes, o novilho fez algumas pegas de bom nível, acabando por, passado algumas pegas, começar a defender-se na crença.

Filipe Lemos, do GFARG, em dia de aniversário recebeu como “prenda” uma pega ao novilho em causa. O “nosso” Nuno Pires, também foi contemplado com esse benefício, sendo obrigado a ir buscar o Novilho à crença mas fechando-se em bom estilo.

A Vaca, apesar de uma córnea bonita e bom porte, acabou por se revelar muito desatenta e pouco nobre. Adiantava um piton e entrava em cima o que provocou algumas dificuldades aos forcados que tiveram a tarefa de ir à cara, tarefa essa que se revelou dura e provocou algumas mazelas.

Depois do Treino seguimos para o Monte onde nos esperava o almoço e, no caminho, tivemos oportunidade de observar os novilhos que constituirão os curros da época 2009.

Foi um fim-de-semana de Toiros e Forcados que muito nos satisfez.

Deixamos aqui as fotos que registam a nossa passagem por Moura.




























Mais fotos aqui

Fazemos um agradecimento muito especial ao Real Grupo de Forcados Amadores de Moura pelo convite e pela forma fantástica como nos receberam no Jantar de Sexta, na visita de Sábado, no Jantar de Sábado.

Ao Cabo Pedro Acabado e a todo o RGFAM um abraço de amizade e um agradecimento muito especial.

2 comentários:

Anónimo disse...

bota escoupe nisso!!!!!!

Anónimo disse...

http://youtube.com/watch?v=faVTixv81IQ

Vejam isto e relembrem o grandioso momento do forcado/cantor Valter. abraço