quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Discurso do Cabo Filipe Pires na apresentação pública do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande nos Paços do Concelho da Praia da Vitória


Em Agosto de 2006 um grupo de amigos com um interesse comum, o amor à Festa e ao Toiro, decidiu juntar-se e criar um Grupo de Forcados.

Desde logo começámos a treinar arduamente com o objectivo de, um dia envergar a Jaqueta de Forcado e pisar uma arena.

Ao longo do último ano temos vindo a treinar com o objectivo de aperfeiçoarmos os nossos conhecimentos técnicos.

Hoje é um dia histórico para a Praia da Vitória e para a Festa Brava Terceirense.

A criação de um novo Grupo de Forcados na Ilha Terceira dinamizará a Festa, potenciará o aumento do número de Corridas e será mais um atractivo para a Tauromaquia Terceirense.

Fazemos um agradecimento muito especial ao Sr. Presidente da Câmara Municipal pelo apoio que nos tem dado, por nos ceder o velho Campo Municipal para os nossos treinos semanais e por ter o empenho e a coragem de permitir que a Festa volte a ter como palco as Festas Concelhias da Praia da Vitória;

Agradecemos ao Sr. Director Regional do Desenvolvimento Agrário, Eng. Joaquim Pires, um conhecido aficionado, que desde a primeira hora tem apoiado e incentivado a existência do nosso Grupo;

Um agradecimento, também, a todos os Ganaderos que nos têm apoiado e disponibilizado vacas e novilhos para os nossos treinos;

Um Agradecimento a todos os nossos amigos e aficionados que nos têm apoiado e acompanhado na formação deste Grupo;

Um cumprimento especial ao Grupo de Forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, na pessoa do seu Cabo Adalberto Belerique, pela seriedade e correcção com que encarou a existência de um novo Grupo de Forcados na Ilha Terceira.
Infelizmente, as regras rígidas da Associação Nacional de Grupos de Forcados não permitem que a Tertúlia apadrinhe a nossa estreia. Esperamos que, brevemente possamos pegar juntos. Seria uma enorme honra para nós poder pegar com um Grupo com os créditos e historial da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.

Um agradecimento muito especial àquele que tem sido o nosso orientador, treinador, conselheiro e amigo e um dos principais responsáveis por estarmos aqui hoje. Ao Duarte Bettencourt muito obrigado.

Por fim uma saudação muito especial aos meus colegas, os 27 elementos do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande que terão a responsabilidade e a missão de elevar o nome da Praia da Vitória e dignificar as jalecas do Ramo Grande na Arena.

A 07 de Agosto teremos a grande responsabilidade de nos estrearmos em praça pegando três toiros ao lado de duas figuras proeminentes da Tauromaquia.
Tudo faremos para estar à altura de tamanha responsabilidade.

O Forcado tende a observar a Festa com um olhar diferente, muito diferente mesmo, com um olhar de quem anda na Festa por prazer, para se divertir e gozar uma fase da vida espectacular sem esperar nada da Festa em troca, a não ser que o respeitem e reconheçam o seu valor. É isso que pretendemos porque, ao fim e ao Cabo tentaremos ser aquilo que qualquer grupo de forcados é, um Grupo de Amigos muito unido que se junta para pegar Toiros.

Tudo faremos para dignificar a jaqueta que envergamos.
Tudo faremos para dignificar a Festa Brava.
Tudo faremos para dignificar a Praia da Vitória e a Ilha Terceira.

Muito Obrigado
Discurso proferido em 05 de Julho de 2007





Sem comentários: