sexta-feira, 3 de maio de 2013

Campo Pequeno...Um Ano depois!


Faz hoje precisamente um ano que o Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande fez a sua primeira aparição na primeira praça do país. Durante o dia de hoje já me passou várias vezes pela memória os momentos deste dia que marcaram a história deste grupo de jovens que com coragem e ousadia conseguiram realizar um sonho! E como o sonho comanda a vida, digamos que a noite não podia ser diferente que não de sonho...recordo apenas dois excertos que surgiram na comunicação social e que a todos nos honra.


O site tauromaquiablog escreveu assim:

 Acabou a parte equestre no Campo Pequeno, e podemos dizer que os grandes triunfadores da noite foram os AMADORES DO RAMO GRANDE, três pegas ao primeiro intento a ultima delas um pegão de Nuno Pires. Podemos dizer que os homens dos Açores apresentaram-se no continente em grande forma. Sónia Matias e Ana Batista tiveram altos e baixos nas respectivas lides em solitário, tendo Sónia Matias dado volta enquanto Ana Batista não deu volta. 


O site Barreira de Sombra escreveu assim:

A figura do forcado, ex-libris da lusitana tauromaquia, figura admirada pela sua valentia e destreza, transformada em arte de bem pegar os toiros dando-lhes todas as vantagens, teve nos infantes do Ramo Grande, terceirenses de gema, os grandes triunfadores da segunda noturna do abono lisboeta na passada quinta-feira, 3 de Maio. E se estes bravos da Ilha Terceira mostraram como se pegam os toiros, os que saíram à arena e marcados com o ferro de São Torcato, foram também triunfadores pela sua qualidade e trapio no geral, com alguns toiros a destacarem-se e a mostrar a falta que faz a casta, a raça e a bravura nas nossas arenas.


Citar bem, de largo, mostrar-se ao toiro. Caminhar decidido e provocar a investia para, depois, recuar templadamente e fechar-se na cara do toiro, seja à barbela ou à córnea, com galhardia. E as ajudas a entrarem a tempo, cumprindo a missão, deixando brilhar o forcado da cara mas com a eficiência de parar o toiro para se poder dar por consumada a pega. Assim fizeram os forcados açorianos do Ramo Grande comandados por Filipe Pires e que tiveram como forcados de cara três irmãos, de seus nomes Manuel Pires, Miguel Pires e Nuno Pires, numa noite em que todas as pegas de caras foram consumadas à primeira. Parabéns Ramo Grande! 

Olé Ramo Grande!




 

Sem comentários: