quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Relembrando

Ao consultar o site californiataurina.com surgiu na sua galeria esta foto, e que agora relembramos o seu momento com muita saudade. Aos nossos amigos do Aposento de Turlock o nosso muito Obrigado pela forma que nos receberam em sua casa, assim como todas as pessoas da Califórnia que nos apoiaram e acolheram de braços abertos. 



Um Abraço do Ramo Grande

Cabo dos Amadores do Ramo Grande está de Parabéns

O Cabo do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande (Filipe Pires) comemora hoje , dia 24 de Janeiro, o seu 32º aniversário.



Parabéns ao nosso Cabo!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Estatística do Blog


 










Visualizações de todo Mundo (Brasil, China, E.U.A, Malásia, Argentina, Japão, Ucrânia, França, Alemanha, Espanha, México, etc...)


Dia dos Amigos dos Amadores do Ramo Grande

O Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande comemorou na passada quinta feira o tradicional dia dos Amigos. Como é tradição este dia tem sido festejado na sede do grupo com o jantar a ser preparado este ano pelo Cabo (Filipe Pires) e o nosso Toto. Fica aqui alguns dos melhores momentos e para o ano cá estaremos novamente.




















segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Grandioso Festival Taurino


No próximo dia 17 de Fevereiro todos os caminhos vão dar ao Campo Pequeno em Lisboa!
A empresa do Campo Pequeno, com o apoio da RTP irá promover um Festival Taurino de homenagem ao forcado Nuno Carvalho colhido gravemente nesta mesma praça. O objectivo, para além do gesto de solidariedade, é angariar fundos para ajudar o Nuno no seu futuro e na sua recuperação!



Fazem parte deste bonito Cartel os cavaleiros: Joaquim Bastinhas, José Luís Cochicho, Fermin Bohórquez, João Salgueiro, Rui Fernandes, João Ribeiro Telles Jr. e Miguel Moura.
Os novilhos são gentilmente cedidos pelas ganadarias: Vinhas, Bohorquez, Guiomar Cortes Moura, Passanha, Paulo Caetano, Romão Tonório e Varela Crujo.
As pegas serão da responsabilidade do Grupo de Forcados "Amigos do Nuno Carvalho" capitaneados por Pires da Costa, antigo Cabo do aposento da Moita. Fazem parte deste Grupo elementos de todos os Grupos de Forcados da ANGF, pelo que o GFA Ramo Grande far-se-á representar pelo seu Cabo Filipe Pires.

Vamos Todos ao Campo Pequeno dia 17 de Fevereiro!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Amadores do Ramo Grande Promovem Função

O culto do Espírito Santo nos Açores está bem vivo e faz parte da nossa Cultura. Na ilha terceira, em particular, assistimos a uma grande manifestação popular em redor do Espírito Santo.

O Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande tem como seu protector o Espírito Santo, simbolizado na coroa que acompanha este grupo em todas as suas actuações. Esta mesma coroa foi oferecida pelos pais dos elementos deste Grupo como prova de carinho e protecção para os seus filhos.


Perante esta forte ligação ao Espírito Santo, seria inevitável dizer não ao pedido de várias pessoas ligadas à Festa do Bodo da freguesia da Agualva, para o GFARG receber o Espírito Santo em sua casa durante a semana de 12 de Maio de 2013 a 19 de Maio de 2013. Deste modo ir-se-á “dar uma função” (como se diz na gíria popular) e prestar o nosso agradecimento ao divino por tão importante protecção.



terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Treino - 25 Abril 2007


Foto tirada após o treino de 25 de Abril de 2007, com vacas da Ganadaria Casa  Agrícola José Albino Fernandes. 

De realçar a presença de alguns antigos elementos do grupo, do nosso amigo Luís Fagundes, que já nos deixou e do Duarte Bettencourt, que nesta altura orientava o grupo.

Não posso deixar de fazer referência à cobertura capilar de alguns elementos do grupo, mais concretamente, a cor da do Valter e a do Alex ainda existia.

Para recordar.

Balanço da Temporada GFARG no Blog Forcado Amador


Balanço da Temporada - GFA do Ramo Grande


O FORCADO AMADOR está a publicar um ciclo de pequenas entrevistas de balanço de temporada aos cabos de todos os Grupos de Forcados que actuaram este ano nas arenas portuguesas.

Depois dos cabos dos Grupos de Évora, Caldas da Rainha, Monforte, Monsaraz, Pinhal Novo, Montemor, São Manços, Beja, Lisboa, Moita, Vila Franca, Ap. Barrete Verde, T.T. Terceirense, Arronches, Ribatejo, Salvaterra, Alter, Apos. da Chamusca, Cascais, Acad. de Elvas, Azambuja, Moura, Portalegre, Póvoa de S. Miguel e Coimbra, e que pode rever no separador "ENTREVISTAS", publicamos agora o balanço da temporada do realizada pelo cabo dos Amadores do Ramo Grande - Filipe Pires.

Os Forcados do Ramo Grande começaram a temporada com a vitoria no Concurso de Cernelhas da Festa do Forcado e que lhes abriu a porta da Monumental lisboeta. Actuaram por 10 ocasiões uma delas nos Estados Unidos da América. Realizaram 42 tentativas para pegar os 25 toiros que enfrentaram, com uma média de 1,68 tentativa/toiro, posicionando-se no 26.º lugar do nosso Escalafon de Corridas (dados FORCADO AMADOR).

O Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande é um grupo recente, só fez a sua estreia a 7 Agosto de 2007 na Monumental “Ilha Terceira”, começou com um grupo de amigos sem qualquer experiência e que decidiram formar um grupo de forcados. Ao longo das épocas tem vindo a crescer e a fortalecer com as diversas corridas que tem efectuado, conseguindo deixar a sua marca na tauromaquia açoreana e nacional. Filipe Pires foi o cabo fundador e continua ainda a comandar o rumo deste grupo açoriano.

 
Forcado Amador (F.A.) - Quantos elementos se fardaram em 2012 com a vossa jaqueta?

Filipe Pires (F.P.) - Esta temporada fardamos 29 elementos.

(F.A.) - Qual a idade do forcado mais novo, do mais velho e qual a média de idades?

(F.P.) - O elemento mais novo tem 16 anos e o mais velho 36, a média de idades é de 25 anos.

(F.A.) - Qual o balanço geral da temporada de 2012 para o seu grupo?

(F.P.) - O balanço geral da temporada é bastante positivo, participamos em 10 corridas( 9 em Portugal e 1 nos E.U.A.). Foi uma temporada muito importante onde o grupo se apresentou na principal praça do país(por duas vezes), efectuamos a nossa 1ª digressão aos E.U.A., também estivemos presentes em todas as importantes corridas dos Açores.

O grupo esteve muito bem dando sempre tudo em praça e demonstrando a nossa raça, sempre tentando melhorar de forma a deixar uma boa imagem por todas as praças por onde passou. Foi uma época de grandes e novos desafios que o grupo ultrapassou com grande postura, sinal do crescimento e evolução que o grupo tem tido.

(F.A) - Qual o momento que destaca pela positiva em 2012?

(F.P.) - Tenho de destacar três:

-A vitória no concurso de cernelha da V Festa do Forcado

-A primeira corrida do Campo Pequeno que foi a nossa estreia com uma prestação de elevado nível

-A digressão aos E.U.A. onde fomos muito bem recebidos e esgotou a praça de Stevinsson.

(F.A) - E pela negativa?
(F.P.) - As diversas lesões ao longo da época.
(F.A) - Infelizmente os forcados têm que saber conviver com as lesões provocadas por colhidas. Quais as lesões mais graves que ocorreram no seu grupo? E como estão a recuperar os forcados em causa?

(F.P.) - Tirando aquelas lesões mais pequenas, destaco a lesão do Cesar e do Miguel na Graciosa: César- facturou braço- em recuperação e o Miguel- ruptura dos ligamentos posteriores e anteriores (vai ser operado)

(F.A) - Uma mensagem para todo os que nos lêem...
(F.P.) - Agradecer todo o apoio ao longo da temporada e felicitar também o excelente trabalho do blog Forcado Amador na divulgação e promoção do Forcado Amador.

 

 



Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande